topo_interior_01
 
 

FALE CONNOSCO

| Links

Jornadas de abril da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítica de Grupo «TEMPOS MODERNOS - (Des)continuidades no indivíduo e no grupo»

PALESTRANTES CONVIDADOS

Ana Bertão (Psicóloga e Docente na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto)

Bernardo Pinto de Almeida (Professor Catedrático nas Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)

José Miguel Braga (Ator e Encenador, Docente na Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais)

Orlando von Doellinger (Psiquiatra e Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto)

Otília Monteiro Fernandes (Psicóloga e Docente no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro)

A 5 de Fevereiro de 1936, há 80 anos, o mundo conhecia Modern Times, de Charlie Chaplin de quem, em 2017, celebramos os 40 anos da sua morte. Nesses Tempos Modernos, The Little Tramp é engolido pela engrenagem da fábrica onde trabalha e passa a fazer parte dela. Torna-se assim num ícone de uma era industrial alienadora que não dá espaço à criatividade, à realização pessoal. É uma história da “ cruzada da humanidade em busca da felicidade” e que termina com um Charlot enamorado e sorridente, de costas viradas a um estilo de vida redutor, ao som de um sereno “smile”, rumo a libertadoras montanhas.

LINK

Inspiradas nestas efemérides, as próximas Jornadas da SPPPG , a 7 e 8 de Abril de 2017, irão ter como tema

TEMPOS MODERNOS:

(Des)continuidades no indivíduo e no grupo

As mudanças sociais e tecnológicas representam uma evolução importante dos nossos tempos atuais; a criação de novas redes de suporte permitiu suprimir lacunas, isolamento e distâncias. Por outro lado, afetaram profundamente os vínculos da nossa vida social e cultural: fraturas nas estruturas familiares e dos laços intergeracionais, transformações nas relações sociais, nas relações entre os sexos, na autoridade e nas estruturas de poder, violência, desenraizamento e choque entre culturas.

Como sobreviver de forma criativa?

Que fundamentos para a nossa identidade?

Que mitos e grupos nos sustentam?

PROGRAMA (559,6k)

FICHA DE INSCRICAO. (40,7k)

Direção da SPPPG,

Rosina Constante Pereira