topo_interior_01
 
 

FALE CONNOSCO

| Links

Apresentação pública da Plataforma UEFGM - Unidos para Acabar com a Mutilação Genital Feminina

2017_MGF_APRESENTAÇÃO DE PLATAFORMA_PROGRAMA (56,6k)

2017_UEFGM_LEAFLET_PORTUGUESE_TEXTO (424,2k)

A APF - Associação para o Planeamento da Família, irá apresentar públicamente a Plataforma Europeia de Conhecimento – Unidos para Acabar com a Mutilação Genital Feminina, que se vai realizar no próximo dia 22 de Março, entre as 10:30h e as 12:30h em Lisboa, no Auditório do CIUL (Picoas Plaza), a qual será presidida pela Senhora Secretária de Estado da Igualdade Catarina Marcelino.

Até há pouco tempo, a MGF era um problema desconhecido em Portugal. No entanto, ocorreram nas últimas décadas importantes fluxos migratórios, nomeadamente de pessoas originárias de países onde a MFG é tradicionalmente praticada e, como consequência, a MGF tem vindo a tornar-se um problema de crescente importância, em termos de direitos e da saúde sexual e reprodutiva no nosso país, afetando milhares de mulheres e meninas, residentes sobretudo na área da Grande Lisboa.

Para as apoiar as mulheres e raparigas submetidas a esta prática, e para impedir que mais meninas sejam a ela sujeitas, profissionais de áreas como a Saúde, Proteção de Crianças e Jovens, Apoio a Refugiados, Justiça, Educação, Organizações Comunitárias e da Sociedade Civil ou a Comunicação Social devem estar devidamente preparados/as.

A Plataforma “Unidos para Acabar com a MGF” é um novo instrumento, online, multi-idioma, dirigido a profissionais de das áreas já referidas, e que apoia a sua formação e capacitação. Foi construída no contexto de um projeto apoiado pelo Programa JUST da União Europeia, participado por organizações de 11 países da EU (ver documento anexo).

Esta Plataforma está a ser apresentada em todos os países envolvidos no Projecto, sendo a apresentação pública em Portugal no próximo dia 22 de Março, com o programa em anexo.

A participação é livre, pedindo-se a confirmação da presença através do email: saraduarte@apf.pt.

(+351) 213853993

Website - www.apf.pt

Facebook - www.facebook.com/apfamilia

Twitter - https://twitter.com/APF_SRHR