topo_interior_01
 
 

FALE CONNOSCO

| Links

Página da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); menú principal (tecla de atalho 2) e Conteudo (tecla de atalho 3) .

| Informação Temática

Violência Doméstica

MULHERES (IN)VISÍVEIS.

RELATÓRIO DA CAMPANHA ACABAR COM A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES

Filipa Alvim, elab.

Amnistia Internacional Portugal. Lisboa, 2006.



Relatório que procurou recolher os dados nacionais disponíveis sobre as violações dos direitos humanos das mulheres em Portugal, em particular no que diz respeito à violência doméstica. Os dados recolhidos, subsequente análise e recomendações, espelham-se nos seguintes principais capítulos: Introdução (contexto histórico; algumas considerações para a definição de violência contra mulheres; uma hipótese de trabalho); Violência sobre as mulheres; Violência doméstica; Violência sexual; Mulheres imigrantes, ilegais, contrabandeadas ou traficadas; Conclusões e recomendações; Programa de 14 pontos para a prevenção da violência doméstica.







PROJECTO PANDORA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CENTRO DA EUROPA.
RELATÓRIO

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, ed. lit.

A.P.A.V. Lisboa, 2006.

Relatório sobre o estado de violência doméstica na Europa Central – Hungria, República Checa e Eslováquia, elaborado pela A.P.A.V., no âmbito do Projecto Pandora com o apoio da Comissão Europeia através do Programa DAFNE, que traça, em termos quantitativos e qualitativos, a situação de violência doméstica em cada país, a sua intensidade e duração; consequências pessoais, profissionais e sociais para as vítimas; e perfil de intervenção desenvolvida em cada país.

http://www.apav.pt/pdf/pandora_pt.pdf



GUIA DE RECURSOS NA ÁREA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Cristina Serém Estorninho, coord.

EMCV – Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica. Lisboa, 2006.

Primeiro guia de recursos publicado em Portugal na área da violência doméstica que faz o levantamento e sistematização de todos os resumos existentes neste domínio, com o objectivo de potenciar a sua utilização e tornar mais céleres e eficazes as intervenções profissionais no campo do apoio, encaminhamento e protecção das vítimas de violência doméstica. No guia encontram-se informações sobre os recursos públicos e da sociedade civil, bem como sobre as competências institucionais locais, regionais e nacionais. A informação foi organizada em termos distritais de acordo com as seguintes áreas de intervenção: Protecção e Integração Social; Área da Segurança e Justiça; Área da Saúde; Área do Emprego e Formação Profissional; Área da Imigração; Área da Protecção das Crianças e Jovens; Área de Intervenção com Agressores.